PÁGINA PRINCIPAL

O FOTÓGRAFO E A FOTOGRAFIA
(NESTE LINK, VOCÊ VERÁ IMAGENS DOS MAIS DIVERSOS LUGARES , SERÁ UMA SELEÇÃO DE FOTOS ESPECIAIS.)

Falar do fotógrafo (Cláudio W. Amoêdo Guimarãres) é fácil para mim, difícil vai ser conter os elogios, afinal ele é parte da minha vida, tentarei ser neutra, justa e sincera. Por isso, descobri que falar de fotografia é algo muito especial, pois ela é parte de sua vida, conseqüentemente da minha.

 

A fotografia é tanto uma ciência quanto uma arte e é isso que a faz tão apaixonante. Afinal, é através desta ciência maravilhosa,  tendo como instrumento a máquina fotográfica, que podemos revelar as mais diferentes formas de arte; rostos, expressões, fatos, cotidiano, natureza, histórias, ela pode chocar, divertir, instruir, revelar sentimentos, registrar detalhes com precisão e velocidade, podendo servir tanto ao bem quanto ao mal, e isto é uma responsabilidade do fotógrafo e o devido filtro do observador.

Os olhos de um fotógrafo vão muito além da lente, sua visão de mundo é abrangente e ao mesmo tempo detalhista, consegue de forma criativa mostrar o que realmente é a arte de fotografar.

 

Na fotografia, como na vida, há também um processo de amadurecimento e assim foi com o Cláudio: primeiro o aspecto "paisagístico" estava em foco, depois o centro era o "movimento", e por fim, chegou a conclusão que o desenvolvimento da "percepção" assumiu uma importância maior que a do próprio "click". Mas, isto não quer dizer que este processo findou, pois se colocamos um ponto final no aprendizado, este estanca a nossa capacidade de crescimento -  o aprendizado é infinito.

Há  mais de 20 anos o Cláudio tem se especializado nesta arte, o seu primeiro curso foi o ponta pé inicial. Desde então, tornou-se  autodidata,  estudando através de diversas literaturas do ramo. E, obviamente, na prática, um "click" após  o outro. Atualmente,  vem aprendendo através dos cursos que ministra; mostrando os recursos e técnicas  que a máquina nos dá para ser um bom fotógrafo e, o mais importante, como a nossa psicologia (visão de mundo) é a fonte do sucesso, pois é o fotógrafo que escolhe a cena, o enquadramento e o momento certo do "click".

 

Então, nesta seção vocês verão a mais pura e bela arte expressa pela fotografia nos mais diversos lugares por onde passamos e por onde passaremos, será uma seleção de fotos especiais.

Joyce de Oliveira Guimarães 

 

"Olhar e ver são ações absolutamente distintas. A primeira é meramente superficial e mecânica, já a segunda é ato profundo e consciente. Geralmente olhamos, raramente vemos, pois estamos acostumados com o mundo que nos rodeia. Para se ver é preciso olhar cada coisa como se fosse a primeira vez, sem refletirmos os conceitos e formas que trazemos dentro."

Cláudio wiliam amoêdo guimarães